sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ATIVIDADE 3.4 - Diário de bordo

Atividade 3.4 Esse eixo me fez recordar alguns temas já esquecidos, além disso, tive a oportunidade de socializar, refletir e trocar experiências com colegas não cursistas, além de reescrever um projeto já executado.

EIXO 3- ATIVIDADE 3.2- FÓRUM

O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar as TIC´s ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. O uso das TICs nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação (internet). As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação. Entretanto, dentro de nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro momento, usamos a Internet como ferramenta sua característica mais marcante que é o acesso à informação. Após um processo de maturação, percebemos que a Internet é mais que isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a participar de projetos e eventos colaborativos, a participar de Listas de discussão no qual debatemos e trocamos experiências e a usá-la com ferramenta de expressão política e social

ATIVIDADE 2.6 - Diário de bordo

Ativ. 2.6 Esse eixo, muito importante, pois fez com que nós, além de planejar e executar o projeto tivemos que elaborar o mesmo novamente, isso foi importante devido que na maioria das vezes os projetos já executado não reavaliado tão profundamente.
[Alterar]

ATIVIDADE 2.5 - Podcast com Léa Fagundes - fórum

Na fala da professora Léa Fagundes, pude perceber que a mesma tem uma enorme preocupação na forma que cultura digital esta sendo inserida na sociedade, percebe-se que ainda há uma distância enorme entre os que dominam a cultura digital e os que não têm acesso a essas novas tecnologias. O professor tem que ser um elo que provoca e desafia o aluno a busca respostas sólidas, para que com isso seja construída uma sociedade desenvolvida com uma cultura digital em alto nível.

ATIVIDADE 2.4 - Análise do Projeto na ação

Análise do Projeto
TÍTULO DO PROJETO:

Copa 2010

Escola Estadual Argentina Castelo Branco

Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Artes.

Série: Ensino Médio - EJA

Número de alunos: 77

Duração prevista para o projeto: 5 dias

1- Tema

A proposta de conteúdo é desenvolver textos de vários gêneros, análise critica da tabela de pontos, acontecimento que transformaram esse continente, localizar as cidades sedes no mapa e como essa população vive com tantas doenças e são tipicamente alegres.

2- Disciplinas

As disciplinas são Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Artes, Além disso, os professores e alunos estão tendo a oportunidade de conhecer a cultura africana na web.

3. Objetivos

Sim! Os objetivos foram alcançados, pois introduzir cultura nova no universo escolar é muito difícil, eles pensam que já sabem de tudo e não é assim, tanto o corpo docente como discente são capazes de desenvolver novidades no conteúdo escolar, voltado para as diretrizes do Referencial Curricular da Educação Básica, principalmente nas disciplinas de Geografia, História e Artes
Porém tanto aluno quanto professores apresentam algumas dificuldades quanto à elaboração de painéis, pesquisas na internet, apesar de serem simples, já os alunos também encontram dificuldades em pesquisar na internet. Trabalhar com o EJA requer cuidados e muita atenção, são alunos que retornam para sala de aula depois de muito tempo.

4. Ações

Quase todas as ações foram executadas, devido à falta de aula por motivo diverso e também festas na escola, que envolve diretamente a presença dos alunos. Falta só postar no blog da escola, alguns grupos estão procurando fazer as suas paginas em casa ou em outro local onde tem computador, mas infelizmente a grande maioria não tem acesso ao computador a não ser na escola.

5. Atitudes

Vale à pena destacar a força de vontade dos professores e alunos, estão com ótimo desempenho.

6. Resultados

Até agora os objetivos foram alcançados, talvez se tivéssemos mais tempo os resultados seriam melhores, tanto alunos quanto aos professores conseguiram entender os objetivos do projeto, aos professores foi apresentado uma nova ferramenta pedagógica para que os mesmos façam seus próprios exercícios ou atividades online, quanto aos alunos além de ser apresentada essa nova proposta de ensino, os mesmos tiveram a oportunidade de criar as suas próprias paginas web.

ATIVIDADE 2.3 - FÓRUM

O conceito de currículo é difícil de estabelecer, em face dos diversos ângulos envolvidos. Pois a aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações dos docentes.O currículo tem que ser construído a partir do projeto pedagógico da escola para viabilizar e ter condições para a sua operacionalização, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo suas finalidades. Assim, pode ser visto como um guia sugerindo sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando avaliar. O currículo ligado as novas tecnologias enriquece a cada dia o educador e a sua pratica pedagógica, trazendo novos meios de facilitar o aprendizado, e desenvolver a consciência critica dos alunos, valorizando os novos meios de ensino.

EIXO 2- ATIVIDADE 2.2- FÓRUM

Para apresentar e aplicar o Projeto para os professores, não tive muita dificuldade, pois os mesmos já tinha feito uma gincana na escola, porém para os alunos alguns detalhes merecem comentários, principalmente em relação as músicas, e também com o conteúdo. Mas estamos felizes com o empenho dos mesmos, outro ponto crucial esta sendo o curto espaço de tempo, e ainda para piorar os dias que os professores tem aula na escola, sempre há uma atividade nova que envolve diretamente os alunos, exemplo, torneios intercalasses, festinhas de despedidas, ensaios da fanfarra... Mas quem trabalha em escola sabe que às vezes temos que superar esses obstáculos. Abraços a todos!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Atividade 1.5 - Proposta de Projetos

Cursistas: Patrícia Vieira da Silva, Edinalva Vieira da Silva.
Nome da Escola: Escola Estadual Argentina Castelo Branco – Bonfim-RR
Série: Ensino Médio - EJA
Número de alunos: 77
Professores envolvidos: Todos os professores do Ensino Médio - EJA

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Copa 2010

3. Justificativa

A Copa é um acontecimento mundial que une todas as nações, com o mesmo ideal de competir, torcer e compartilhar culturas, diversidades superando qualquer diferença existente entre os povos.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro, devido a isso a escola deve aproveitar para trabalhar a pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, trabalho e economia
Aprofundando mais o conhecimento sobre a África do Sul, um país tão importante na colonização do Brasil.

4. Objetivo (s)
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
• Identificar as danças, músicas;
• Respeitar e conhecer o trabalho coletivo;
• Identificar cada país e os dias que jogam;
• Conhecer as histórias da Copa

5. Conteúdos

Textos de vários gêneros, interpretação das diferentes realidades tabela, gráfico, mapas bandeiras, raízes e transformações, meio ambiente e saúde.

6. Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Artes.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

• Leitura e interpretação de textos;
• Músicas;
• Laboratório de Informática; (pesquisas, slide, jogos).
• Confecção de cartazes;
• Pesquisas bibliográficas
• Atividades impressas.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Laboratório de Informática; (computadores com internet), TV; Papel e cartolina; Jornais; Revistas.

9. Registro do processo

Será feito no decorrer do projeto.

10. Avaliação e Resultados esperados

Que os alunos adquiram conhecimentos básicos sobre os assuntos trabalhados.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

No Blog da escola, painéis, exposições dos trabalhos realizados durante o projeto.

12. Referências Bibliográficas.
www.yotube.com;

Atividade 1.4 - Banco de Projetos

1 -Aluno (a) Cursista: Patrícia Vieira da Silva

2-Identificação do local: Escola Estadual Argentina Castelo Branco

Série: Ensino Médio Regular e EJA (fundamental e médio)

Número de alunos na turma: 341

Número de Professores: Todo o corpo Docente

Área de Conhecimento: Temas Transversais (Cidadania. Ética, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente.)

3-Título do Projeto: Feira Pedagógica- Tema: o Mundo que nos Rodeia

4-Características do Projeto: Interdisciplinar

5-Descrição geral:
Este projeto foi desenvolvido por todos os professores da escola. O projeto partiu de uma professora de Língua Portuguesa, com intuito social, pois o mundo esta sofrendo alterações globais e sociais, e por que não manifestar essas alterações com o corpo discente? Então, cada turma ficou com trabalho transversal para expor.
O que pode se observar sobre as boas práticas com projetos é que todo corpo docente trabalha junto, a comunidade escolar participa das atividades junto com as crianças e o professor é apenas o mediador entre os alunos e as atividades.

6-Tecnologias utilizadas: TV, DVD, cd, aparelho de som, etc.

7-Comentários: A autora do projeto é dinâmica, criativa e desenvolve um ótimo trabalho.

8-Referência: Autora do projeto- Lucimary Alves Mota. (projeto não publicado)

Atividade 1.3- Projeto e suas caracteristicas

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS INTERDISCIPLINARIDADE - INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS.

Eu acredito que todo projeto é interdisciplinar, mesmo que no projeto não fale de atividades interdisciplinares, mesmo não querendo que seja, será, porque os temas e ou conteúdos de certa forma, às vezes pequena abrangem outra área do conhecimento. Por exemplo, um projeto de matemática que abrange as quatro operações, necessitará de língua portuguesa para interpretação e para escrita dos enunciados. Etc.

Os projetos em sua maioria abordam temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer por pequena que seja.

“Trabalhar transversalmente é permitir que o aluno aprenda conteúdos disciplinares na resolução de problemas de formas contextualizada”.

Atividade 1.2-Diálogo Teórico

Dois teóricos em especial me chamaram atenção por suas teorias Piaget e Vigostiky e estudar um pouco mais sobre as TICs observa o quanto é importante que os ambientes equipados com tecnologias tragam à tona fatores pertinentes à mediação humana através dos recursos tecnológicos. As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo de construção e aprendizagem.

Piaget

Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.

Vigotsky

Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade;o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS-40HS

EIXO 1

ATIVIDADE 1.1

Enviada em 28/09/2010

Meu projeto Pessoal e Profissional

PROFISSIONAL: A cada inicio de ano faço uma análise sobre minhas expectativas para o decorrente ano.
Traço metas relacionadas a minha vida Profissional, Espiritual, Familiar e Pessoal.
Profissional:Procurar desenvolver um trabalho significativo, como uma remuneração justa. Trabalhar mais em equipe quando todos cooperam, fica mais fácil realizar as atividades e os serviços ganham em produtividade e qualidade.
ESPIRITUAL: Deus em 1º lugar sempre, ter sempre um tempo para Deus, ele merece todo nosso amor. Sempre com seu imenso amor nos fortalecendo a cada dia.
FAMILIAR: Depois de Deus minha família, A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos. A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.
PESSOAL: Dedicar mais tempo para mim, fazer novas amizades, conhecer lugares novos, tentar ser mais paciente, menos anciosa, rir muito, enfim ser FELIZ !!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atividade 4.2- Vantagens e desvantagens do uso das tecnologias na sala de aula

Existem vários professores interessados para as mudanças educacionais que estão acontecendo no nosso dia-a-dia. Alguns professores estão explorando os recursos disponibilizados na escola para que a aula se torne mais atrativa e os alunos se motivem a aprenderem alguns conteúdos. Muitos desses conteúdos se fossem trabalhados da maneira tradicional, não chamaria tanta atenção do aluno. Professores usam recursos em sala de aula como: data show, computador e vídeos. Os vídeos que podem fazer parte do cotidiano dos alunos, do interesse deles. Dessa forma, os alunos assistem, discutem, argumentam, contam suas vivências. Os professores podem explorar as tecnologias e mídias disponíveis na escola.

VANTAGENS:

As tecnologias trazem contribuições significativas quando elas são bem utilizadas. Algumas características podem destacar os seguintes itens para a melhoria do desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem através do uso das tecnologias no ambiente escolar: poderá motivar o aluno para o estudo de determinado conteúdo; propiciar autonomia; desenvolver uma visão crítica; ampliar o conhecimento sistêmico e de mundo.

DESVANTAGENS:

Os professores deixam de usar alguns recursos tecnológicos por vários motivos: falta de domínio com o computador, tempo limitado, resistência às tecnologias etc.

Atividade 4.1 - Fórum- Currículos, Projetos e Tecnologias

1-O que é currículo?

O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar

2-Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica.

3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal,sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados

4- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Partindo de uma perspectiva construtivista-interacionista, criando projetos onde o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, e o aluno atuem participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com este instrumento. Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.

Atividade 3.2- Planejando uma aula- mídias digitais

PLANO DE AULA

TEMA: TRÂNSITO
TURMA: 3ª serie- ensino fundamental I
ALUNOS: 28
TURNO: VESPERTINO
DURAÇÃO: 04 HORAS

OBJETIVOS


• Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
• Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
• Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
• Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito de rua;
• Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
• Desenvolver a atenção e a percepção;
• Identificar os principais sinais de trânsito;
• Ensinar obediência à sinalização;
• Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade e Humildade.

ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS

- Debates em rodinhas; - Passeios ao redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas), placas e semáforos; - Músicas, desenhos, exercícios avaliativos, Palavras cruzadas, - Discussão sobre a importância das regras de trânsito.

RECURSOS:

Vídeos digitais, data show, câmera fotográfica, xerocopiadora, gravuras, recortes, textos informativo, pinturas, livros, revistas, jornais, placas de trânsito.

CONTEÚDOS

PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.
MATEMÁTICA: desenhos geométricos.
ARTES: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes,
HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, noção de espaço das vias urbanas, pedestres

AVALIAÇÃO

Será feita durante todo o desenvolvimento da aula, considerando: - Observando a participação, interesse e entusiasmo; - Resolução de dúvidas; - Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na resolução das atividades; - Observando as mudanças comportamentais;

BIBLIOGRAFIA
http://www.youtube.com/watch?v=MTZqgpogYDY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=PpuGtUrCh-Y

Ana Silene Pereira Santa Cruz
Patrícia Vieira da Silva
Edinalva Vieira da Silva

Atividade 3.1- Conhecendo repositórios digitais

Multimídia

É um dos termos mais freqüentemente usados em publicações atuais sobre mídia e computadores. Os defensores de multimídia estão prometendo uma era completamente nova em entretenimento, informação, e instrução. As características básicas de multimídia são mais do que simplesmente mídia ou modos de apresentação distintos, integrados pelo computador sobre uma única plataforma. Além disso, a tecnologia de hipertexto é integrada. Assim, o usuário pode interativamente invocar itens de informação de multimídia em uma ordem pré-determinada.
Com a utilização das mídias fica melhor para os alunos pesquisarem, e para os professores também.

Atividade 2.3- Planejando atividade com hipertexto

“Planejando atividade com hipertexto”

Aula:

A diversidade do Brasil

Nível fundamental:Ensino Fundamental Final

Modalidade:Ensino Regular

Componente curricular:Geografia e Língua Portuguesa

Público alvo:

Colégio Estadual Aldébaro José Alcântara
Turma: 7º ano A – B e C – Turno Tarde

Tempo estimado para aplicação das atividades:03 aulas

Justificativa:

Hoje, faz-se necessário, integrar as aulas aos recursos tecnológicos, pois estes estão presentes não só em nossa sociedade, como também na vida de nossos alunos. Logo, trazê-los para a prática escolar significa ensinar nossos alunos a explorar todas as possibilidades de informação e aprendizagem que estes recursos possam nos proporcionar. Desta forma, estaremos formando uma escola mais prazerosa e contextualizada.

Objetivo:

Incorporar os recursos tecnológicos ao ambiente escolar tornando-os fonte de aprendizagem.

Proporcionar uma aprendizagem mais interessante, mais dinâmica, desta forma ela se tornará mais eficiente.

Explorar os diversos sites de pesquisa.

Identificar e distinguir as características físicas, sócio-econômica e populacional de cada região brasileira.

Interpretar os textos lidos, discutir sobre eles e ser capaz de reconhecer as diferenças encontradas nas regiões de nosso país.

Reconhecer os problemas encontrados em cada região e refletir sobre meios de resolvê-los, conscientizando-se sobre sua responsabilidade como cidadão.

Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Estratégia:

A turma será divida em 05 grupos e cada grupo sorteará uma região brasileira e irá pesquisar na Internet as características, tanto física quanto sócio-econômica, da sua região. Cada grupo deverá montar um texto de acordo com suas pesquisas.
Após, cada grupo irá ler o que pesquisou e em um único grupo, a turma irá montar um texto que será utilizado como o hipertexto.

Avaliação:

Através do comportamento e interesse da turma, na elaboração do texto sobre o material pesquisado.

Recursos utilizados:

Laboratório de informática
Biblioteca

Referência Bibliográfica

AOKI, Virginia. Projeto Araribá – geografia. São Paulo: Moderna, 2006.
MOREIRA, João Carlos. Trilhas da Geografia - o passado e o presente na geografia. São Paulo: Scipione, 2006.

Atividade 2.2- O que é Hipertexto

O que é hipertexto?

“Impressões sobre experiências de navegação”

Ao navegar pela Internet em busca de conceitos para o Hipertexto, resolvi destacar dois conceitos:

O 1º foi pesquisado no wikipédia, pois é um dos sites mais pesquisados entre meus alunos e pela maioria das pessoas que conheço, apesar de, no meu ponto de vista, não ser muito confiável, pois cada pessoa cadastrada no site pode editar o texto, tirando um pouco da credibilidade do conteúdo.

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementa o texto principal"

Porém, o achei de difícil entendimento. Já em uma segunda pesquisa encontrei um conceito mais didático e de fácil entendimento.

“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses"(Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992).

E depois de muito refletir, cheguei a conclusão de que o hipertexto é como um quebra-cabeça onde cada peça contém um conteúdo, significado, e que ao se unir ao todo se torna uma obra com um vasto e rico conteúdo de informações. E que para o meu dia-a-dia pedagógico é possível montar uma aula utilizando conteúdos passados, como links para revisão e/ou conteúdos que ainda serão vistos como forma de já preparar o aluno para o que será visto futuramente.

Atividade 2.1- Fórum

“Coisas importantes e significativas”

Navegando em hipertexto sobre hipertexto


Ao navegar no site do Wikipédia, procurei pelo um assunto "O que é hipertexto" e apareceram várias palavras em destaques (mais de 40 links) e resolvi “clicar” em cada uma delas, de modo que abrissem “explores” diferentes. E ao analisar cada palavra no contexto, fiquei surpresa como saiu totalmente do assunto em que estava pesquisando originalmente.

Algumas palavras como digital, hiperlinks, links, ícones, abrem paginas com conteúdos interligados uns aos outros (fazendo referência ao assunto principal – hipertexto). Já outras palavras como Estadunidenses, sociologia, filosofia, novembro e datas nos levam a páginas com conteúdos totalmente fora do contexto original. E quando menos esperei, já estava lendo assuntos e nem mais me lembrava do que estava fazendo no site do Wikipédia.

Exemplo foi quando “cliquei” em 1945, no texto seguinte surgiu a palavra Linda Hunt, atriz, que me chamou atenção, após fui direcionada para animação, que contava a historia do surgimento dos desenhos de animação, que por sua vez fui conhecer a história dos Estados Unidos e por último foi estudar um pouco do 04 de julho, dia da independência Norte-Americana.

E é contagiante buscar os assuntos que vão surgindo. Mas, o principal perigo é se não estiver atento ao assunto pesquisado, a pessoa se perde nas palavras que vão seduzindo, pois é inevitável não tentar saciar as curiosidades que vão surgindo a cada link encontrado.

Atividade 1.4-Tecnologia na escola

ESCOLA ESTADUAL ARGENTINA CASTELO BRANCO
(Sede) BONFIM-RR

A Escola possui aproximadamente 360 alunos no Ensino Médio Localiza-se na sede do município e conta com 19 professores graduados e pós-graduados.
• A instituição Estadual de Ensino é mantida pela Secretaria Estadual de Educação e pelo Centro Regional. • Atualmente disponibiliza aos docentes, alunos e comunidade escolar diversas tecnologias, as quais são inseridas nas metodologias utilizadas pelos educadores e também para uso da comunidade escolar.
• As tecnologias da comunicação e informação existentes, utilizadas e disponibilizadas na escola para o enriquecimento da ação pedagógica dos professores e o crescimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos são:

• Laboratório de Informática: equipado com 12 Computadores,
• Impressora Laser, Scanner, Internet
• Audio e vídeo: • Aparelhos de som ( CD, rádio e fitas K7 )
• Caixa de som
• Microfones • televisores 20'
• DVDs
• Vídeo Cassete
• Antena Parabólica
• Aparelho Retro-projetor de slides
• Datashow

• Destaca-se que as tecnologias apresentadas são inseridas no trabalho dos professores e alunos permeados aos conteúdos e objetivos programáticos. Evitando que as mesmas sejam aproveitadas de forma desconexa ao objetivo principal que é o Ensino - Aprendizagem - Crescimento do educando cognitivo e pessoal.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Atividade 1.3- Fórum

Objetivo:

Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001).

O autor mostra a necessidade de se fazer uma escola diferente, onde o professor deve deixar de ser apenas um mero transmissor de conhecimentos, transformando-se num suporte para o aprendizado do alunado. Dessa forma entendo que o professor tem papel fundamental na edificação do saber, tornando o aluno capaz de construir seu próprio conhecimento.
O processo de aprendizagem precisa ser continuo, devemos nos preparar para aprender a aprender para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a nossa própria prática. Frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes a escola tem que repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos, articuladora dos diversos espaços de conhecimentos.
As escolas só tem a ganhar com o uso das tecnologias, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial, ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola. As que abraçaram o uso das novas TICs, tanto no uso das práticas pedagógicas quanto os processos administrativos, descobriram que é possível quanto a realizar as tarefas que antes com um espaço muito menor, e que as novas tecnologias criam novas possibilidades que antes não existiam.
O uso das tecnologias que em primeiro momento se parece com um complicador a mais na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se mostrando uma solução simplificada na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.
As mudanças no ambiente educativo com a presença dos artefatos tecnológicos criam melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano e da civilização, além de guiar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados nas disciplinas.

Atividade 1.2 Diário de Bordo

Ser professor hoje é um grande desafio que causa muita angústia e preocupação, pois a complexidade do mundo atual é muito grande e a escola não consegue atender à necessidade dos alunos e não acompanha a evolução das tecnologias e à velocidade de produção de conhecimento. Nesse contexto, estou procurando me adaptar às mudanças do mundo atual, procurando aprender a explorar todas as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias porque elas oferecem um vasto campo de informações onde o aluno poderá aprender muito mais que o planejado. A prática diária trás à tona as minhas dificuldades em levar o aluno a se preparar para a vida em um mundo globalizado. Sendo assim, preciso me atualizar constantemente, aprendendo a utilizar todos os recursos disponíveis para atingir esse objetivo. Eu procuro conhecer as inovações e descobrir como utilizá-las no processo ensino-aprendizagem, fazendo cursos e buscando conhecê-las de maneira informal, ou seja, conversando, pesquisando na internet e outros.

Atividade 1.1

Quem sou como professor e aprendiz?

Não sou professora, ainda! Mais busquei me formar na área, sou formada em Pedagogia e curso o 2º semestre de Matemática.
Independente da profissão que assumimos como ofício em nosso dia-a-dia acredito que a nossa formação é acima de tudo algo muito importante. Antes de tudo, o conhecimento, somos eternos aprendizes. Em nossa jornada aprendemos até mesmo quando ensinamos, isto se chama interação.
Como futura professora, vejo que tenho uma missão, a de ensinar, mas não apenas transmitir conhecimentos, preparar para a vida. Isso é difícil, mas acredito ser algo a se tentar atingir. Antes de ser professora sou aluna, pois é estudando, elaborando, planejando minhas aulas que chego até a sala de aula onde executo o que planejei. Não serei mais que meus alunos!!! Também terei muito a aprender com eles!!!

Você é a coisa mais linda de Deus!