quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Atividade 1.2-Diálogo Teórico

Dois teóricos em especial me chamaram atenção por suas teorias Piaget e Vigostiky e estudar um pouco mais sobre as TICs observa o quanto é importante que os ambientes equipados com tecnologias tragam à tona fatores pertinentes à mediação humana através dos recursos tecnológicos. As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo de construção e aprendizagem.

Piaget

Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.

Vigotsky

Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade;o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário