terça-feira, 9 de novembro de 2010

Atividade 1.3- Fórum

Objetivo:

Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001).

O autor mostra a necessidade de se fazer uma escola diferente, onde o professor deve deixar de ser apenas um mero transmissor de conhecimentos, transformando-se num suporte para o aprendizado do alunado. Dessa forma entendo que o professor tem papel fundamental na edificação do saber, tornando o aluno capaz de construir seu próprio conhecimento.
O processo de aprendizagem precisa ser continuo, devemos nos preparar para aprender a aprender para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a nossa própria prática. Frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes a escola tem que repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos, articuladora dos diversos espaços de conhecimentos.
As escolas só tem a ganhar com o uso das tecnologias, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial, ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola. As que abraçaram o uso das novas TICs, tanto no uso das práticas pedagógicas quanto os processos administrativos, descobriram que é possível quanto a realizar as tarefas que antes com um espaço muito menor, e que as novas tecnologias criam novas possibilidades que antes não existiam.
O uso das tecnologias que em primeiro momento se parece com um complicador a mais na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se mostrando uma solução simplificada na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.
As mudanças no ambiente educativo com a presença dos artefatos tecnológicos criam melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano e da civilização, além de guiar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados nas disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário