quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atividade 4.1 - Fórum- Currículos, Projetos e Tecnologias

1-O que é currículo?

O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar

2-Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica.

3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal,sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados

4- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Partindo de uma perspectiva construtivista-interacionista, criando projetos onde o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, e o aluno atuem participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com este instrumento. Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário