sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ATIVIDADE 2.6 - Diário de bordo

Ativ. 2.6 Esse eixo, muito importante, pois fez com que nós, além de planejar e executar o projeto tivemos que elaborar o mesmo novamente, isso foi importante devido que na maioria das vezes os projetos já executado não reavaliado tão profundamente.
[Alterar]

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sobre currículo por projetos e o uso de tecnologias inseridos em projeto pedagógico, pude assimilar a presença de dois desafios: o primeiro relaciona-se com a sua complexidade, pois, por ser um instrumento de construção coletiva, torna difícil a tarefa do grupo docente de executar as normas e diretrizes governamentais, satisfazer as necessidades da comunidade e executar o próprio projeto na íntegra. O segundo desafio liga-se à participação efetiva da comunidade, pela complicada comunicação entre pais e professores.
    Portanto, a escola deveria promover maior interação com a comunidade local para que seja possível atingir as metas e concretizar seu plano de ação, assim como transformar a escola em um ambiente global, unindo questões pedagógicas, administrativas e políticas.
    A pedagogia de projetos PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo), embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização funcional e operacional – como, por exemplo, horário de aula de 50 minutos e uma grade curricular sequencial – que dificulta o desenvolvimento de projetos que envolvam ações interdisciplinares, que contemplem o uso de diferentes mídias disponíveis na realidade da escola e impliquem aprendizagens que extrapolam o tempo da aula
    e o espaço físico da sala de aula e da escola.

    ResponderExcluir