quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atividade 4.2- Vantagens e desvantagens do uso das tecnologias na sala de aula

Existem vários professores interessados para as mudanças educacionais que estão acontecendo no nosso dia-a-dia. Alguns professores estão explorando os recursos disponibilizados na escola para que a aula se torne mais atrativa e os alunos se motivem a aprenderem alguns conteúdos. Muitos desses conteúdos se fossem trabalhados da maneira tradicional, não chamaria tanta atenção do aluno. Professores usam recursos em sala de aula como: data show, computador e vídeos. Os vídeos que podem fazer parte do cotidiano dos alunos, do interesse deles. Dessa forma, os alunos assistem, discutem, argumentam, contam suas vivências. Os professores podem explorar as tecnologias e mídias disponíveis na escola.

VANTAGENS:

As tecnologias trazem contribuições significativas quando elas são bem utilizadas. Algumas características podem destacar os seguintes itens para a melhoria do desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem através do uso das tecnologias no ambiente escolar: poderá motivar o aluno para o estudo de determinado conteúdo; propiciar autonomia; desenvolver uma visão crítica; ampliar o conhecimento sistêmico e de mundo.

DESVANTAGENS:

Os professores deixam de usar alguns recursos tecnológicos por vários motivos: falta de domínio com o computador, tempo limitado, resistência às tecnologias etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário