quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atividade 2.1- Fórum

“Coisas importantes e significativas”

Navegando em hipertexto sobre hipertexto


Ao navegar no site do Wikipédia, procurei pelo um assunto "O que é hipertexto" e apareceram várias palavras em destaques (mais de 40 links) e resolvi “clicar” em cada uma delas, de modo que abrissem “explores” diferentes. E ao analisar cada palavra no contexto, fiquei surpresa como saiu totalmente do assunto em que estava pesquisando originalmente.

Algumas palavras como digital, hiperlinks, links, ícones, abrem paginas com conteúdos interligados uns aos outros (fazendo referência ao assunto principal – hipertexto). Já outras palavras como Estadunidenses, sociologia, filosofia, novembro e datas nos levam a páginas com conteúdos totalmente fora do contexto original. E quando menos esperei, já estava lendo assuntos e nem mais me lembrava do que estava fazendo no site do Wikipédia.

Exemplo foi quando “cliquei” em 1945, no texto seguinte surgiu a palavra Linda Hunt, atriz, que me chamou atenção, após fui direcionada para animação, que contava a historia do surgimento dos desenhos de animação, que por sua vez fui conhecer a história dos Estados Unidos e por último foi estudar um pouco do 04 de julho, dia da independência Norte-Americana.

E é contagiante buscar os assuntos que vão surgindo. Mas, o principal perigo é se não estiver atento ao assunto pesquisado, a pessoa se perde nas palavras que vão seduzindo, pois é inevitável não tentar saciar as curiosidades que vão surgindo a cada link encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário