quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atividade 2.2- O que é Hipertexto

O que é hipertexto?

“Impressões sobre experiências de navegação”

Ao navegar pela Internet em busca de conceitos para o Hipertexto, resolvi destacar dois conceitos:

O 1º foi pesquisado no wikipédia, pois é um dos sites mais pesquisados entre meus alunos e pela maioria das pessoas que conheço, apesar de, no meu ponto de vista, não ser muito confiável, pois cada pessoa cadastrada no site pode editar o texto, tirando um pouco da credibilidade do conteúdo.

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementa o texto principal"

Porém, o achei de difícil entendimento. Já em uma segunda pesquisa encontrei um conceito mais didático e de fácil entendimento.

“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses"(Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992).

E depois de muito refletir, cheguei a conclusão de que o hipertexto é como um quebra-cabeça onde cada peça contém um conteúdo, significado, e que ao se unir ao todo se torna uma obra com um vasto e rico conteúdo de informações. E que para o meu dia-a-dia pedagógico é possível montar uma aula utilizando conteúdos passados, como links para revisão e/ou conteúdos que ainda serão vistos como forma de já preparar o aluno para o que será visto futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário